terça-feira, 10 de março de 2015

A IMPORTÂNCIA DA ORALIDADE NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS



OBJETIVO: Ensinar química tornando o conteúdo mais claro e não desinteressante apenas com regras e fórmulas, melhorando assim a compreensão dos estudantes.

METODOLOGIA: Foram elaboradas 20 questões sobre a matéria de química orgânica e inorgânica, voltada para o ensino médio. A sala foi dividida em grupos, onde cada grupo recebeu uma placa com a letra F (falso) e uma com a letra V (verdadeiro), as perguntas foram feitas e os grupos levantariam a placa de acordo com a resposta escolhida, a cada resposta correta o grupo marcaria um ponto, o ganhador seria quem fizesse mais pontos, tendo como prêmio chocolates e os pontos marcados como nota.

RESULTADOS OBTIDOS: O trabalho em grupo é uma forma de construir coletivamente o conhecimento, um momento que possibilita a troca de informações entre os colegas de grupo, com o anseio de ganhar o prêmio. Foi possível perceber que o aprendizado coletivo foi maior do que nas “aulas convencionais”, pois os alunos demonstraram maior interesse e liberdade em questionar e tirar suas dúvidas, sempre interagindo com o conteúdo, até mesmo os alunos considerados mais “quietos” se sentiram livres para questionar e interagir com os demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário