domingo, 8 de março de 2015

PIBID - EDUCAÇÃO AMBIENTAL - TRILHA ECOLÓGICA

PIBID - EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS DO CEJA – CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ANTÔNIO CASAGRANDE – TANGARÁ DA SERRA- MT: TRILHA ECOLÓGICA



Palavras-chave: Educação ambiental, trilha ecológica, ludicidade.

Introdução

        A trilha ecológica realizada com os alunos do CEJA Antônio Casa Grande, Tangará da Serra – MT, teve como objetivo propiciar uma reflexão acerca das atitudes individuais de cada aluno em relação à contaminação do meio ambiente, de maneira que possam utilizar o que aprenderam em seu dia-a-dia. Visto que o tema Poluição vem sendo discutido pela mídia, sabemos que a mesma causa muitos problemas, levando a população a pensar em Educação Ambiental como um modo de melhorar essa situação. 
     A escola vem sendo um dos espaços mais importantes para trabalhar Educação Ambiental, por ser o espaço de formação humana. Há, ainda, muitas discussões sobre como agir, o que fazer, levando sempre em consideração as necessidades do presente e as expectativas do futuro. 

Desenvolvimento

        Para a realização da trilha ecológica a sala se dividiu em grupos de 6 pessoas, num total de 12 alunos. Foram utilizadas cartolinas, lápis de cor, canetinhas, réguas, dados, moeda, figuras pequenas retratando animais e um roteiro de atividades. Utilizaram como molde uma trilha ecológica realizada pelas Pibidianas já elaborada para servir como exemplo. Observando a mesma, os alunos confeccionaram sua própria trilha, sendo que os desenhos feitos em cada lado tinham como objetivo retratar uma área devastada e uma preservada. Após iniciaram o jogo, onde cada aluno jogava o dado para avançar as casas com as figuras de cada um, tendo cada casa uma frase reflexiva ou uma pergunta sobre educação ambiental, conforme acertavam as respostas avançavam uma casa e respostas erradas voltavam uma casa, ao chegar na casa 10 a partir da moeda escolhiam o lado a seguir, onde se caísse cara iam para a direita e coroa para esquerda, caso caísse para a esquerda chegariam na área devastada tendo assim que retornar ao inicio para se conscientizar. 

Conclusão

       O jogo propiciava reflexão sobre as atitudes de cada um envolvido no jogo e um debate em sala de aula. No decorrer do jogo os alunos interagiram com o tema, refletindo sobre suas atitudes no dia-a-dia, bem como seus impactos no ambiente. A atividade foi monitorada o tempo todo e os resultados e imagens registrados. Conclui-se que as atividades lúdicas, bem elaboradas, podem contribuir tanto no aprendizado como na elaboração do conhecimento sobre qualquer tema escolhido.



Órgão financiador CAPES


Autora: Samara Pricila Kleszcz

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