terça-feira, 3 de março de 2015

Jogos Didáticos em aula de Ciências

Jogos Didáticos em aula de Ciências

O uso deste recurso em sala de aula tem crescido nos últimos anos, devido sua dinâmica em favorecer ao aluno aprendizado de maneira mais divertida, além de proporcionar aos participantes a socialização de relações, trazendo também, o entretenimento para o ambiente escolar sem deixar de aprender o conteúdo.
Este empenho dos estudantes é possível perceber em aulas de ciências, quando lhe são apresentados os jogos lúdicos que tratam do conteúdo de diversas formas. Dentre os jogos, temos várias opções disponíveis em livros e na rede de internet, vale lembrar que de acordo com a criatividade do docente podemos ter inúmeras ideias com materiais práticos e de fácil uso.
As alternativas são numerosas e podemos citar algumas: jogo de cartas, tabuleiro, dominó, memoria, bingo, passa ou repassa, super trunfo, montagem de pirâmide (por exemplo com a cadeia alimentar), quem sou eu?, dorminhoco, batalha, ludo e entre outros.
Portanto cabe ao professor trazer até o alcance dos alunos este recurso didático com qualidade, que oferece aprendizagem com participação dos mesmos. Vale lembrar que a utilização destes instrumentos deve estar aliada aos conteúdos trabalhados em aula, para assim os alunos terem subsídios suficientes para resolver as problemáticas durante a execução dos jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário