OBJETIVO: Ensinar
química tornando o conteúdo mais claro e não desinteressante apenas com regras
e fórmulas, melhorando assim a compreensão dos estudantes.
METODOLOGIA: Foram
elaboradas 20 questões sobre a matéria de química orgânica e inorgânica,
voltada para o ensino médio. A sala foi dividida em grupos, onde cada grupo
recebeu uma placa com a letra F (falso) e uma com a letra V (verdadeiro), as
perguntas foram feitas e os grupos levantariam a placa de acordo com a resposta
escolhida, a cada resposta correta o grupo marcaria um ponto, o ganhador seria
quem fizesse mais pontos, tendo como prêmio chocolates e os pontos marcados
como nota.
RESULTADOS OBTIDOS: O
trabalho em grupo é uma forma de construir coletivamente o conhecimento, um
momento que possibilita a troca de informações entre os colegas de grupo, com o
anseio de ganhar o prêmio. Foi possível perceber que o aprendizado coletivo foi
maior do que nas “aulas convencionais”, pois os alunos demonstraram maior
interesse e liberdade em questionar e tirar suas dúvidas, sempre interagindo
com o conteúdo, até mesmo os alunos considerados mais “quietos” se sentiram
livres para questionar e interagir com os demais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário