Para que o processo de
ensino-aprendizagem ocorra de maneira satisfatória, tanto para o aluno quanto
para o professor, é importante que seja utilizado de outros métodos de ensino
além do livro didático (CASAS; AZEVEDO; FERREIRA; CALADO, 2010).
A
utilização dos jogos didáticos em ciências é muito útil para compreensão do
conteúdo apresentado anteriormente, contribuindo para que os alunos aprendam o
conteúdo de uma forma diferente.
Neste
sentido, podemos considerar que os jogos didáticos são alternativas que ajudam
a preencher lacunas que ocorreram durante o processo da explicação do conteúdo
e também auxilia os alunos para a construção do seu próprio conhecimento (CAMPOS; BORTOLO; FELÍCIO s/d).
A
seguir dois jogos que podem ser utilizados para facilitar o aprendizado dos
alunos nas aulas de ciências no tema de microbiologia.
Bingo
O bingo é composto por vinte cartas que contém
perguntas relacionadas á área de microbiologia, as cartas são compostas com
perguntas em relação à estrutura de bactérias, estrutura de vírus RNA e
DNA. Além das cartas o jogo é composto
por dez cartelas, cada cartela possui imagens de estruturas selecionadas
aleatoriamente.
O bingo deve ser jogado por no máximo dez
pessoas sendo distribuída uma cartela para cada aluno e o professor deve
sortear as perguntas e quando o aluno tiver a resposta em sua cartela deve
marcar, colocando um feijão em cima da resposta correta assim quem completar a
cartela primeiro será o ganhador do jogo.
O objetivo deste jogo e fazer com que os
alunos compreendam melhor o conteúdo e consigam fazer uma ligação entre a
imagem e o seu conceito.
Jogo
da Memória
No jogo da memória possui dez cartas com
figuras de estruturas de bactérias e dez cartas com perguntas relacionadas às
estruturas.
O jogo pode ser jogado no máximo por dois
jogadores. As cartas devem ser embaralhadas e em seguidas distribuídas na mesa
com as imagens e perguntas para baixo, cada jogador deve virar duas cartas e
quando virar as cartas que correspondem uma à outra deve retirar da mesa e
guardar com sigo. O jogo acaba quando não tiver mais cartas na mesa e ganha
quem tiver mais duplas de cartas em sua mão.
O objetivo deste jogo e fazer com que os
alunos compreendam melhor o conteúdo e consigam fazer uma ligação entre a
imagem e o seu conceito.
Graziela Cristine Senger
Referências Bibliográficas
AZEVEDO R. O. M; FERREIRA C. S; CALADO N.
V. UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EMBRIOLOGIA.
CASAS L. L ; Instituto federal do Amazonas. Manaus 2010. Disponível em:http://connepi.ifal.edu.br/ocs/index.php/connepi/CONNEPI2010/paper/viewFile/1551/1077 . Acesso
em: 13/10/2014.
CAMPOS,
L. M. L.; BORTOLOTO, T. M., FELÍCIO, A. K. C. A PRODUÇÀO DE JOGOS DIDÁTICOS
PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UMA PROPOSTA PARA FAVORECER A
APRENDIZAGEM. Campos, L. M. L.;
Bortoloto, T. M., Felício, A. K. C. Botucatu s/d. Disponível em:http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/aproducaodejogos.pdf Acesso em: 10/10/2014.
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