O pavão macho tem que conquistar a fêmea para que assim possa ocorrer o acasalamento. O que realmente atrai a fêmea é a forma como o macho se agita, quanto mais ele se agitar mais a chance de conquista-la, outra característica é o som emitido pelo macho que atrai a fêmea. Não é o colorido das penas, nem o tamanho, nem a quantidade de ocelos que possuem nas penas dos machos, mas sim o movimento e o som emitido durante a dança do acasalamento, como é chamado o ritual todo do acasalamento.
O macho e a fêmea possuem algumas diferenças quanto a sua estrutura. As fêmeas são mais discretas que os machos e suas cores são menos vivas, pois servem como camuflagem para proteger o ninho de predadores, como podemos ver na imagem abaixo.
Já os machos possuem o pescoço azul, uma calda com longas penas coloridas que se abrem como um leque podendo medir até 2 metros de comprimento. Ao longo do comprimento das penas apresentam ocelos que acabam dando uma maior exuberância ao macho, como demostra na foto abaixo.
A dança do acasalamento pode demorar horas, mas quando realizada com sucesso a pavoa põe de 4 a 7 avos que eclodem em aproximadamente 28 dias. Lembrando que para a atração o mais importante, como já citado, é o movimento e os sons emitidos pelo macho.
Acadêmica: Bruna Ribeiro
9º Semestre de Biologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário