quinta-feira, 19 de março de 2015

CASCA DE BANANA PODE DESPOLUIR ÁGUA


CASCA DE BANANA PODE DESPOLUIR ÁGUA

A banana é conhecida pelo seu alto teor de potássio e fibras, sendo um alimento de custo acessível. O que ninguém imaginava é que sua casca, que por muitos é desperdiçada, poderia ser a "solução" para o problema que a sociedade vem enfrentando com a poluição da água por metais pesados. 


                                                                                                   FONTE: GOOGLE IMAGENS


O projeto realizado pela química Milena Rodrigues Boniolo em sua dissertação de mestrado no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), foi incentivado a partir de dados de uma reportagem sobre o desperdício da fruta na cidade de São Paulo. “Só na Grande São Paulo, quase quatro toneladas de cascas de banana são desperdiçadas por semana. E isso é apenas nos restaurantes”, diz em entrevista para a Folha.com.
Boniolo que já trabalhava em pesquisas para despoluição da água, enfrentava problemas, pois o custo para os procedimentos era muito alto. "Já com a casca da banana os custos seriam diminuídos e de acesso a quem se interessa-se. O volume de sobras de banana é muito grande, as empresas têm gastos para descartar adequadamente esse material. Isso é um incentivo para que elas participem das pesquisas”, afirma Boniolo.
O método de despoluição se baseia no seguinte princípio: os opostos se atraem, pois na casca da banana as moléculas que a compõe possuem carga negativa, elas atraem os metais pesados, de carga positiva.
O procedimento se resume em secar as cascas de banana maduras em um forno a 60ºC por um dia ou expor o material ao sol durante uma semana. Após essa primeira etapa, as cascas são trituradas e peneiradas. O processo gera um pó, então o material é misturado com a água, agitado por 40 minutos e filtrado. Para cada 100 ml a serem despoluídos, usa-se cerca de 5 mg do pó de banana, sendo o índice de descontaminação chega a 65%, que pode ser repetido para se aumentar o nível de despoluição.
Primeiramente foi pensado para tratar a água contendo urânio, mas, segundo Boniolo, é eficaz também com outros metais, como cádmio, chumbo e níquel, muito usados na indústria.




                                                                                                           FONTE: GOOGLE IMAGENS


REFERÊNCIAS

FERNANDES. THAIS. Bananas para despoluir o ambiente. Ciência hoje, 2007. Disponível em: 
<http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/quimica/bananas-para-despoluir-o-ambiente/> Acessado em: 19/03/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário