quarta-feira, 4 de março de 2015

A vida dos Poríferos


       São animais exclusivamente aquáticos,recebem esse nome por possuir seu corpo recoberto por poros. Esses organismo podem variar em seu tamanho, desde 1 milimetro á 2 metros de diâmetro, O mais interessante é que estes não possui sistemas são bem simples em sua estrutura.  

      Os poríferos vivem fixos a rochas ou a estruturas submersas, como conchas, onde podem formar colônias de coloração variadas. Podem ser encontrados desde as regiões mais rasas das praias até profundidades de aproximadamente 6 mil metros. Alimentam-se de restos orgânicos ou de microrganismos que capturam filtrando a água que penetra em seu corpo, como veremos adiante. Por sua vez, servem de alimento para algumas espécies de animais, como certos moluscos, ouriços-do-mar, estrelas-do-mar, peixes e tartarugas.

     Os poríferos são animais filtradores, já que filtram a água que penetra em seu corpo, retirando dela alimento e gás oxigênio. Depois disso, a água com resíduos do metabolismo desses animais é eliminada para o ambiente por meio de uma abertura denominada ósculo.
     
        A reprodução dos poríferos pode ser assexuada ou sexuada. Assexuada ocorre, por exemplo, por brotamento. Neste caso, formam-se brotos, que podem se separar do corpo do animal e dar origem a novas esponjas. 

     Sexuada, neste caso, quando os espermatozoides (gametas masculinos) estão maduros, eles saem pelo ósculo, junto com a corrente de água, e penetram em outra esponja, onde um deles fecunda um óvulo (gameta feminino). Após a fecundação, que é interna, forma-se uma célula ovo ou zigoto, que se desenvolve e forma uma larva. A larva sai do corpo da esponja, nada com a ajuda de cílios e se fixa, por exemplo, numa rocha, onde se desenvolve até originar uma nova esponja.







Referências:

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/porifero2.php




Carol Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário