PIBID - EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS DO CEJA – CENTRO
DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ANTÔNIO CASAGRANDE – TANGARÁ DA SERRA- MT:
TRILHA ECOLÓGICA
Palavras-chave: Educação ambiental, trilha
ecológica, ludicidade.
Introdução
A trilha ecológica
realizada com os alunos do CEJA Antônio Casa Grande, Tangará da Serra – MT,
teve como objetivo propiciar uma reflexão acerca das atitudes individuais de
cada aluno em relação à contaminação do meio ambiente, de maneira que possam utilizar o que
aprenderam em seu dia-a-dia. Visto que o tema Poluição vem sendo discutido pela
mídia, sabemos que a mesma causa muitos problemas, levando a população a pensar
em Educação Ambiental como um modo de melhorar essa situação.
A escola vem sendo um dos espaços mais importantes para
trabalhar Educação Ambiental, por ser o espaço de formação humana. Há,
ainda, muitas discussões sobre como agir, o que fazer, levando sempre em
consideração as necessidades do presente e as expectativas do futuro.
Desenvolvimento
Para a
realização da trilha ecológica a sala se dividiu em grupos de 6 pessoas, num
total de 12 alunos. Foram utilizadas cartolinas, lápis de cor, canetinhas,
réguas, dados, moeda, figuras pequenas retratando animais e um roteiro de
atividades. Utilizaram como molde uma trilha ecológica realizada pelas
Pibidianas já elaborada para servir como exemplo. Observando a mesma, os alunos
confeccionaram sua própria trilha, sendo que os desenhos feitos em cada lado
tinham como objetivo retratar uma área devastada e uma preservada. Após
iniciaram o jogo, onde cada aluno jogava o dado para avançar as casas com as
figuras de cada um, tendo cada casa uma frase reflexiva ou uma pergunta sobre
educação ambiental, conforme acertavam as respostas avançavam uma casa e
respostas erradas voltavam uma casa, ao chegar na casa 10 a partir da moeda
escolhiam o lado a seguir, onde se caísse cara iam para a direita e coroa para
esquerda, caso caísse para a esquerda chegariam na área devastada tendo assim
que retornar ao inicio para se conscientizar.
Conclusão
O jogo propiciava reflexão sobre
as atitudes de cada um envolvido no jogo e um debate em sala de aula. No
decorrer do jogo os alunos interagiram com o tema, refletindo sobre suas
atitudes no dia-a-dia, bem como seus impactos no ambiente. A atividade foi
monitorada o tempo todo e os resultados e imagens registrados. Conclui-se que
as atividades lúdicas, bem elaboradas, podem contribuir tanto no aprendizado
como na elaboração do conhecimento sobre qualquer tema escolhido.
Órgão financiador CAPES
Autora: Samara Pricila Kleszcz
Nenhum comentário:
Postar um comentário