Jogos Didáticos em aula de Ciências
O uso deste recurso em sala de aula tem
crescido nos últimos anos, devido sua dinâmica em favorecer ao aluno
aprendizado de maneira mais divertida, além de proporcionar aos participantes a
socialização de relações, trazendo também, o entretenimento para o ambiente
escolar sem deixar de aprender o conteúdo.
Este empenho dos estudantes é possível
perceber em aulas de ciências, quando lhe são apresentados os jogos lúdicos que
tratam do conteúdo de diversas formas. Dentre os jogos, temos várias opções
disponíveis em livros e na rede de internet, vale lembrar que de acordo com a
criatividade do docente podemos ter inúmeras ideias com materiais práticos e de
fácil uso.
As alternativas são numerosas e podemos
citar algumas: jogo de cartas, tabuleiro, dominó, memoria, bingo, passa ou
repassa, super trunfo, montagem de pirâmide (por exemplo com a cadeia
alimentar), quem sou eu?, dorminhoco, batalha, ludo e entre outros.
Portanto cabe ao professor trazer até o
alcance dos alunos este recurso didático com qualidade, que oferece
aprendizagem com participação dos mesmos. Vale lembrar que a utilização destes
instrumentos deve estar aliada aos conteúdos trabalhados em aula, para assim os
alunos terem subsídios suficientes para resolver as problemáticas durante a
execução dos jogos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário