sexta-feira, 13 de março de 2015

Caracterização de Moenkhausia lopesi

“Os peixes representam a maior diversidade conhecida de vertebrados, porém boa parte destes extraordinários animais ainda não é conhecida pela ciência. Estudos recentes realizados nas cabeceiras de riachos têm apresentado muitas espécies com distribuição restrita” (BALDUINO, 2011, p1).
O gênero Moenkhausia é amplamente conhecido como lambaris, pertence à ordem Caraciformes e a família Caracidae. Foram classificados na subfamília Tetragonopterinae, que tem como características corpo alto e em forma losangular, são dorsoventral achatada e possuem nadadeira anal longa.
Moenkhausia é um dos gêneros mais especioso em Characidae, atualmente composto por 75 espécies nominais de pequenos peixes distribuídos em bacias hidrográficas sul americanas” (MARIGUELA et al., 2013, p.01).
“O conhecimento sobre a diversidade desta fauna é ainda incompleto, como atestam as dezenas de espécies de peixes descritas anualmente no Brasil e, portanto, é de se prever que a riqueza total efetiva seja ainda muito maior” (ROSA; LIMA.p.9).
            Os dados cromossômicos do gênero presentes até então na literatura são em nível de citogenética básica onde se tem um número diploide com a presença esperada de 50 cromossomos por metáfase.
            Para mais detalhes dessa espécie é necessário ainda mais estudos da mesma.

REFERENCIAS:
BALDUINO, G; ARAÚJO, D; GODOI D. S.Ictiofauna parcial do rio São José, município de Tangará da Serra, MT. In:II BIOTA: II Ciclo de Estudos em Biologia de Tangará da Serra; I Ciclo Nacional de Estudos de Biologia, Novembro de 2011.

MARIGUELA ,T. C; BENINE. R.C; ABE. K. T; AVELINO. G. S; OLIVEIRA. C. Molecular phylogeny of Moenkhausia (Characidae) inferred from mitochondrial
and nuclear DNA evidence.Laboratorio de Biologia e Genetica de Peixes, Depto de Morfologia, Instituto de Biociências, Univesrsidade Estadual Paulista–UNESP, Botucatu, São Paulo, Brazil

ROSA, R. S; LIMA, F.T. os peixes brasileiros ameaçados de extinção. Museu De Zoologia Da Universidade De São Paulo- São Paulo/Sp. P.9-275



Perciliane Teófilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário